Home › Forums › Casos de Estudo (PT) › Módulo 1 – Caso de Estudo – Mudar de Vida
- This topic has 0 replies, 1 voice, and was last updated 4 years ago by
admin.
-
AuthorPosts
-
September 22, 2019 at 8:24 pm #611
admin
KeymasterPode descarregar o caso de estudo aqui.
Conceitos e competências introduzidos
● Inteligência Emocional
● AutoconhecimentoSituação e Exercício
O Martin é um pai de 40 anos recentemente viúvo. A sua esposa, Ana, era três anos mais nova que ele e morreu num acidente onde o autocarro em que estava foi atingida por uma carrinha a alta velocidade. Por isso, o Martin é agora o único responsável por Hugo, o seu filho de 13 anos que tem Síndrome de Down.
O Martin é canalizador e trabalha por conta própria, enquanto Ana atendia no balcão de uma loja. Ambos se mudaram para Madrid para trabalhar quando eram jovens, conheceram-se e formaram uma família. Como ambos vieram de contextos católicos tradicionais, e confiando nos seus empregos seguros, eles prosseguiram com a gravidez, mesmo sabendo que o Hugo teria Síndrome de Down. No entanto, agora que a Ana faleceu os desafios multiplicaram-se exponencialmente.
Embora o Martin continue a trabalhar e consiga sustentar a sua família em luto, a natureza do seu trabalho força-o a passar longas horas a viajar através da grande área metropolitana de Madrid na sua carrinha. Costumava ser a Ana, trabalhando mais perto, a ir buscar o Hugo à escola todos os dias e a levá-lo para casa, mas infelizmente isso já não é possível. Não tendo apoio familiar, o Martin tem de confiar no Hugo para cuidar de si próprio no caminho da escola para casa, o que o deixa imensamente preocupado, sendo Madrid uma cidade tão grande.
Para complicar as coisas, o Hugo está a entrar numa idade difícil, com oscilações de humor que apenas pioraram com a perda da sua mãe. Isto está a prejudicar o seu desempenho escolar, onde a atenção e os recursos dados a alunos com necessidades especiais não são de todo as melhores disponíveis, considerando que grande parte do sistema escolar público espanhol está sobrecarregado. Uma alternativa que poderia remediar esta situação seria o Hugo ir para uma escola privada com especialistas a trabalhar com crianças com necessidades especiais, mas de modo a ser possível, o Martin teria que trabalhar mais horas. Criou-se um impasse tal que o Martin está a sentir-se sobrecarregado com toda esta situação e a entrar num estado depressivo que parece não ter saída.Atividade: Debate
Agora que foi apresentado este caso, tente refletir no que aconteceu no enquadramento das competências de Inteligência Emocional adquiridas por si através do PeerCare.
O que sugerimos agora é que tente completar um estudo online e usar os resultados para treinar a sua capacidade de se tornar autoconsciente e agir proativamente. A VIA – Instituto do Caráter disponibiliza um pequeno estudo disponível em muitas línguas, cujo objetivo é que as pessoas descubram que características são predominantes na sua personalidade. O primeiro passo desta atividade será completar um questionário curto (10 minutos) disponível aqui: https://www.viacharacter.org/Survey/Account/Register), e que descarregue o relatório que é gerado no fim.
Todos os participantes devem verificar os seus resultados e discutir acerca dos seus pontos fortes.
● Concorda com o relatório? Se não, como em que é que a sua perceção difere dos resultados do estudo?
● Consegue fornecer três fraquezas para contrariar os seus pontos fortes? Quais são?
● Conseguem pensar em formas de por em prática os seus pontos fortes e minimizar as suas fraquezas aquando do seu trabalho de cuidador?
Assim que esta atividade estiver completa, os participantes terão adquirido um melhor entendimento acerca de si próprios e terão dado os primeiros passos para a melhoria da sua competência de gestão emocional, ou seja, conhecer-se a si próprios. -
AuthorPosts
- You must be logged in to reply to this topic.