Home Forums Casos de Estudo (PT) Módulo 5 – Caso de Estudo – O fardo de uma nova vida Reply To: Módulo 5 – Caso de Estudo – O fardo de uma nova vida

Carolina Novo
Participant

Olá!
Sei que a situação da Rosa não é fácil porque o meu pai é cuidador da minha avó já há cerca de 5 anos, desde que ela foi diagnosticada com Alzheimer. Eu própria cuido dela às vezes e por isso reconheço bem os sentimentos da Rosa, de frustração e impotência. Penso que ela tem neste momento uma auto-estima bastante baixa, porque sente que, independentemente do que fizer, não consegue ajudar a mãe. Eu própria também me sinto assim por vezes, o que leva a que me sinta zangada com a minha avó por vezes, especialmente quando ela não reconhece que estou a tentar fazer o melhor por ela. Mas sei que esse é um sentimento errado porque ela não tem culpa de nada. Penso que seria se a Rosa conseguisse ter alguém para a ajudar a desempenhar as tarefas de cuidadora, e se pudesse tirar algumas horas do dia para se dedicar a si mesma. O cansaço e o stress tornam a situação ainda mais difícil, e tornam mais difícil a gestão emocional da situação.