Home Forums Casos de Estudo (PT) Módulo 3 – Caso de Estudo – Uma Mãe Difícil

  • This topic has 0 replies, 1 voice, and was last updated 1 year ago by admin.
Viewing 1 post (of 1 total)
  • Author
    Posts
  • #626
    admin
    Keymaster

    Pode descarregar o caso de estudo aqui.

    Conceitos e competências introduzidos
    ● Pessoas e situações difíceis e como lidar com isso
    ● Técnicas de controlo para personalidades difíceis
    ● Resolução de conflitos
    ● Empatia

    Situação e Exercício
    Cami (45 anos) cuida de sua mãe (86 anos), que tem um início de demência por Alzheimer e fica a maior parte do tempo no apartamento, porque ela não pode ficar muito tempo de pé. Cami levou a mãe para a sua casa onde mora com o marido e o filho já há muitos anos. Ela ajudou muito com o filho quando ele era bebê, e agora todos eles a ajudam com a mãe.
    A mãe consegue fazer tudo em casa. Ela faz a sua higiene sozinha, prepara a comida ou coloca a máquina de lavar em funcionamento. E ela quer fazer tudo em casa. Este é um dos seus grandes problemas. Porque ela faz a comida e esquece, até a Cami a encontrar ou a comida começar a cheirar a queimado. Eles tentaram que ela não cozinhasse mais nada, mas foi como conversar com uma parede. Ou ela quer tomar um banho, vai à banheira, coloca a tanpa, abre a água e esquece-se. E se eles dizem algo, às vezes ela começava a gritar.
    Há alguns meses, Cam levou a mãe para uma casa de repouso. Ela ficou lá apenas 24 horas porque começou a atirar objetos nas pessoas. Recusou-se a comer e pediu para ir para casa, pelo que a Cami teve de lá ir e levou-a para casa.
    Ela e o marido organizam-se para que alguém esteja em casa para evitar qualquer desastre. É um pouco difícil para eles terem ou sairem de férias, porque têm de levar a mãe de Cami com eles para onde quer que vão.

    Atividade: Debate
    Agora que foi apresentado este caso, tente refletir no que aconteceu no enquadramento das competências de Inteligência Emocional adquiridas por si através do PeerCare.
    Tente refletir nestes assuntos:
    • O que faria se estivesse na situação da Cami?
    • Na sua opinião, o que Cami pode fazer para que sua mãe leve em consideração as necessidades e solicitações da família?
    • O que Cami pode melhorar nas suas ações diárias para ter uma vida com sua família?

Viewing 1 post (of 1 total)
  • You must be logged in to reply to this topic.