Home Forums Casos de Estudo (PT) Módulo 2 – Caso de Estudo – Situação Stressante

Viewing 1 post (of 1 total)
  • Author
    admin
    Keymaster

Pode descarregar o caso de estudo aqui.

Conceitos e competências introduzidos
    ● Stress e como lidar com ele
    ● As minhas emoções em situações de stress.
    ● Emoções e pensamentos racionais

Situação e Exercício
    Eu sou a Alina (50 anos) e a minha mãe (84 anos) desde muito jovem que tem problemas de coração. Durante a sua vida foi hospitalizada quase anualmente. Os problemas de coração têm piorado nos últimos 10 anos e outros problemas de saúde foram sendo adicionados. Neste momento ela não consegue ouvir nem falar, anda com dificuldades (nós transportamo-la numa cadeira de rodas) e está quase cega.
    Tentamos encontrar alguém para cuidar dela, mas sem sucesso. Na última década o meu pai cuidou dela, mas também é um idoso, por isso eu despedi-me do meu emprego há 4 anos atrás para o ajudar. Sou divorciada, porque o meu marido não compreendia porque é que me tinha despedido e porque é que eu cuido dela. Eu mudei-me para a casa dos meus pais depois de eu me ter despedido.
    Nós moramos num apartamento no 3º andar sem elevador. Conseguem imaginar o quão difícil é para mim e para o meu pai ir para fora com a minha mãe? Apesar disso, tentamos sempre que ela saia 2 a 4 dias por semana, dependendo do tempo.
    Todo o meu dia é dedicado à minha mãe. O meu pai ajuda-me imenso mas ele também é um homem velho, por isso… Ela precisa da nossa atenção pelos seus múltiplos problemas. Nós ficamos surpreendidos quando a deixamos sozinha na sala e acabamos por encontrá-la caída no corredor. No início até lhe demos uma espécie de sineta para ela usar quando precisasse de nós, mas devido aos seus problemas nos olhos ela não consegue ver onde está.
    A minha “rotina diária” começa às 6:30 e acaba à meia noite. Eu lavo-a e mudo-lhe a fralda duas vezes ao dia (às vezes três ou quatro vezes), dou-lhe os medicamentos, depois vou preparar-lhe o pequeno almoço, almoço e jantar e dou-lhe de comer como um bebé. A parte mais stressante é arranjar algo que ela goste de comer. Por exemplo, hoje ela pode gostar de comer salsichas com ovo, mas amanhã pode-os vomitar por isso temos de encontrar algo para lhe dar. Consideramos que temos um dia com sorte quando ela consegue comer o mesmo dois dias seguidos.
    Nos últimos meses os seus ataques de pânico aumentaram. Ela assusta-se com tudo, mesmo que ela não seja mais capaz de ouvir. Nós telefonamos para a ambulância 6 vezes ao longo deste ano, porque não conseguimos calmá-la.
    No que diz respeito ao meu tempo livre, eu posso dizer que neste momento não sei o que isso é. Eu sinto-me como um robot, mas estou feliz por ficar com eles e oferecer alguma ajuda. Estamos sempre focados na nossa mãe, ela necessita da nossa atenção na maior parte do tempo. Quando vou para a cama, eu adormeço imediatamente, como uma mala esquecida numa plataforma.
    Em conclusão, eu tenho uma vida de muito stress, mas não consigo deixar os meus pais sozinhos.

Atividade: Debate
    Agora que foi apresentado este caso, tente refletir no que aconteceu no enquadramento das competências de Inteligência Emocional adquiridas por si através do PeerCare.
    Tente refletir nestes assuntos:
    • O que faria se estivesse na situação da Alina?
    • Na sua opinião, o que poderá Alina fazer para reduzir o seu nível de stress?
    • O que a Alina pode melhorar nas suas ações diárias para ter uma vida menos stressante?
    • O que ela pode fazer para ter mais tempo livre para si mesma?

Viewing 1 post (of 1 total)
  • You must be logged in to reply to this topic.