Home Forums Casos de Estudo (PT) Módulo 2 – Caso de Estudo – Equilíbrio entre Duas Vidas

Viewing 1 post (of 1 total)
  • Author
    Posts
  • #617
    admin
    Keymaster

    Pode descarregar o caso de estudo aqui.

    Conceitos e competências introduzidos
    ● Stress e como lidar com ele
    ● As minhas emoções em situações de stress.
    ● Emoções e pensamentos racionais

    Situação e Exercício
    Gabi tem 68 anos e cuida de um parente mais velho, Dan (88 anos), que sofre de Alzheimer e demência com Corpo de Lewy. Ele também tem problemas cardíacos há mais de 20 anos, padece de artrite e também é colérico.
    Gabi vive próxima do apartamento do Dan, mas mais de 10 a 14 horas por dia ela permanece com o Dan ou faz coisas para ele: muda fraldas 2-5 vezes por dia, lava-o diariamente em pé, devido aos problemas de artrites, prepara a comida, limpa a casa, lava, faz compras, vai ao médico, etc.
    Desde 2015 ela não tem domingos ou feriados, nem um único dia livre para si mesma. Dan normalmente é calmo, mas irrita-se por tudo e por nada. Ele esquece-se do seu nome e do nome dela, e na maioria do tempo está num universo paralelo. Ele não consegue fazer nada, por isso tudo está tudo nos ombros de Gabi. A única coisa positiva é que ele toma medicamentos para o coração o que faz com que ele adormeça durante a noite.
    Como habitual, o dia começa às 7 horas e termina entre as 20-22 horas, variando de acordo com a condição do Dan. Existem dias bons, mas na sua maioria são maus. Ela prepara as três refeições diárias e alimenta-o, porque ele não quer usar as mãos. Depois disso, ela dá-lhe banho e muda as fraldas. Por vezes ele retira a fralda e faz as suas necessidades fisiológicas na cama. Por isso tem de ser mudado novamente, a cama deve ser limpa, etc. E ele sorri. Se ela disser alguma coisa, ele irrita-se e acaba por gritar. Perante essas situações, ela tenta permanecer calma e lembrar-se que ele é bastante doente, mas ela revelou que às vezes acabava por não conseguir. É possível ver no seu rosto que ela está extremamente cansada e tensa.
    Quando ela vai às compras ou a uma consulta com o médico está stressada porque ele às vezes gosta de ir à cozinha e abrir o botão do gás. E há a possibilidade do fornecedor de gás fazer algumas verificações não anunciadas e fechar o fornecimento de gás.
    Há dias em que o Dan não encontra o que quer e começa a gritar e ela encontra as coisas perto dele ou debaixo da almofada. Se ela lhe disser algo, ele começa a rir-se e a fazer piadas estúpidas.
    Ela já tentou encontrar-se com as suas amigas, mas quando isso aconteceu, o Dan sentiu-se mal de repente ou teve problemas na barriga. Assim, o seu nível de stress aumentou.
    Claro, ela também tem de fazer as coisas da sua casa. “Entre as gotas de água da chuva”, como ela diz. Mas há dias em que ela vai diretamente para a cama, sem comer ou lavar-se.

    Atividade: Debate
    Agora que foi apresentado este caso, tente refletir no que aconteceu no enquadramento das competências de Inteligência Emocional adquiridas por si através do PeerCare.
    Tente refletir nestes assuntos:
    • O que deveria fazer se estivesse na situação da Gabi?
    • Na sua opinião, o que pode a Gabi fazer para reduzir o stress?
    • O que pode a Gabi fazer nas suas ações diárias para não ter uma vida tão stressada?
    • O que pode ela fazer para obter mais tempo livre para ela própria?

Viewing 1 post (of 1 total)
  • You must be logged in to reply to this topic.