Home Forums Casos de Estudo (PT) Módulo 1 – Caso de Estudo – Problemas Quotidianos

Viewing 1 post (of 1 total)
  • Author
    Posts
  • #614
    admin
    Keymaster

    Pode descarregar o caso de estudo aqui.

    Conceitos e competências introduzidos
    • Conceptualização e compreensão sobre a Inteligência Emocional
    • Inteligência emocional no dia-a-dia
    • Introdução à empatia.

    Situação e Exercício
    Antoine tem 74 anos e nasceu em Tours, na França. Antoine foi diagnosticado com Alzheimer há aproximadamente um ano atrás. Tendo tido sempre uma boa qualidade de vida e sendo possuidor de uma forte resistência física, ele ainda tem bastante energia. No entanto, mentalmente, já não é tão lúcido e funcional, de vez em quando até se esquece de algumas coisas.
    Ao observar que, mesmo tendo sido diagnosticado com bastante antecedência, o caso de Alzheimer do seu pai só tem piorado, Lucille ( 50 anos) decidiu trazê-lo para a casa da sua família, para que ela e o seu marido – precisam realizar turnos, já que ambos trabalham – possam cuidar do seu pai. Antoine está até bastante feliz com a situação, pois ele ainda é capaz de cuidar de si mesmo no que diz respeito a cozinhar, limpar e fazer algumas tarefas gerais na casa, que é um ambiente familiar.
    Num dos piores dias a doença de Antoine acaba por impedi-lo de recordar-se onde deixou a caixa de medicamentos e consequentemente acaba por se esquecer de tomar alguns comprimidos. O marido de Lucille, Luc, chega em casa mais sobrecarregado com o stress do trabalho e questiona se Antoine tomou ou não os medicamentos naquele dia. Antoine, sem culpa nenhuma, falha em compreender que a doença está a agravar-se e insiste que sim.
    Com a evolução da discussão, Luc fica ainda com mais raiva e sai pela casa em busca dos medicamentos até encontrá-los. Após ver que Antoine não tomou a sua dose diária, vai até ele e ordena que o faça. Naturalmente, Antoine fica ainda mais confuso, pois não compreende a necessidade de tomar os medicamentos. Neste momento, Luc já tinha chegado ao seu limite e ansioso por ir descansar, pois tem uma reunião extremamente importante na manhã seguinte, assim sendo, ele decide convencer Antoine a tomar o medicamento.
    Ao encarar o temperamento agressivo de Luc, Antoine fica ainda mais relutante em tomar a sua própria medicação, e fica ainda mais desconfiado em relação às intenções de Luc. Eventualmente Luc acaba por desistir e por ir descansar, deixando Antoine ainda mais nervoso, assustado e confuso.

    Atividade: Debate
    Agora que foi apresentado este caso, tente refletir no que aconteceu no enquadramento das competências de Inteligência Emocional adquiridas por si através do PeerCare.
    Imagine se estivesse na posição do Luc:
    ● Acredita que ele reagiu de forma adequada naquela situação?
    ● Acredita que ele foi capaz de exercer autocontrolo naquela situação?
    ● Diria que a consciência emocional do Luc é alta ou baixa?

Viewing 1 post (of 1 total)
  • You must be logged in to reply to this topic.